Em meio a uma vida tão corrida, cheia de compromissos e responsabilidades e jornadas duplas de trabalho e vida doméstica, sempre descuidamos daquilo que é o mais importante nas nossas vidas: a saúde.
A saúde é a nossa maior riqueza, e sem ela nós corremos o risco de piorar a nossa qualidade de vida, contrairmos doenças, algumas graves, e perdemos muito dos prazeres da vida.
Alimentar-se bem é a chave para muitos pontos positivos em nossos dias, de mantermos a energia necessária para tantos desafios do dia a dia.
A lista de benefícios é grande e está sempre crescendo, veja a importância de se alimentar bem.
Alimentar-se bem previne uma série de doenças
Todos os alimentos saudáveis – naturais ou fabricados sem produtos químicos – tem uma série de nutrientes que protegem o organismo de uma lista grande de doenças, algumas bastante graves e crônicas. As principais são:
- Obesidade
- Vários tipos de câncer
- Artrite
- Diabetes
- Anemia
- Hipertensão
- Envelhecimento precoce
- Distúrbios hormonais
- Doenças cardiovasculares
- Depressão, ansiedade e o estresse
- Insônia
Só por esta lista, que não é definitiva, podemos entender a importância que os alimentos saudáveis têm para a nossa qualidade de vida.
Toda a prevenção de doenças passa pelos benefícios dos alimentos saudáveis no sistema imunológico.
Alimentar-se bem ajuda a manter e perder peso
Este é um benefício que poucas pessoas consideram, porque a ideia é sempre de que os alimentos apenas criam peso, e que comer menos é que faz manter ou perder o peso.
Porém, diversos alimentos têm o poder de agir sobre estruturas celulares e funcionamento de órgãos responsáveis pela excreção de gorduras e também pelo processamento adequado dos alimentos, extraindo deles apenas o que é essencial para o organismo.
Evidentemente, a troca de hábitos alimentares fará a perda de peso, pela substituição de itens com alto teor de gorduras e açucares por alimentos com teores mínimos.
Alimentar-se bem gera mais energia para o corpo
Alimentar-se de forma saudável levará para os músculos e células todos os nutrientes que precisamos para ganhar energia que será queimada nas atividades diárias, e o melhor, sem ganho de peso.
Muitas pessoas se iludem com a sensação de energia que alimentos com açúcar provocam no organismo. Porém, isso é de efeito curto, como uma injeção de energia que logo é consumida.
O resultado é a volta da fome, que se for saciada novamente com açúcar, vai reduzir a energia do corpo a curto prazo e trazer problemas como a anemia, pela falta dos componentes essenciais para o funcionamento pleno do corpo.
Alimentar-se bem gera bom humor
Sim! Os alimentos saudáveis provocam, com a continuidade de consumo, uma sensação de satisfação com menos comida e sem o peso no sistema digestivo que os alimentos processados e sem carga nutritiva provocam.
O resultado é o bom humor e a serenidade de quem não tem que canalizar esforços mentais e emocionais para problemas intestinais, digestivos e até dentários que os alimentos nocivos provocam.
Alimentar-se bem evita o envelhecimento precoce
Diversos alimentos saudáveis têm componentes, como o ômega 3 por exemplo, com a capacidade de proteger as células do envelhecimento precoce.
Alimentar-se bem prolonga a vida, e com qualidade!
A correria do dia-a-dia não te deixa comer comida de verdade? A solução é contratar uma cozinheira diarista para fazer as marmitas da semana.