Sair da casa dos pais e ir morar sozinha pode ser um dos maiores marcos na vida de uma mulher.

A liberdade de sair e voltar quando quiser, a magia em encontrar os móveis perfeitos e arrumar cada ambiente como sempre sonhou.

Escolher as cores e a decoração de cada cômodo. Mas e as partes burocráticas em comprar uma casa? Você sabe quais são? Pois é! Infelizmente nem tudo são flores e existem algumas responsabilidades que devem ser levadas em consideração antes de qualquer coisa.

Foi pensando nisso que separamos aqui todos os documentos necessários na compra de um imóvel para você ficar tranquila e saber o que deve fazer.

Matrícula do imóvel

A certidão de matrícula de imóvel é um documento mais do que obrigatório para aquisição de um imóvel.

Com ele você consegue saber todos os detalhes e históricos do imóvel, como quem foram os antigos donos e qual a situação atual do mesmo, inclusive se há alguma dívida a ser quitada.

Você consegue esse documento no cartório de imóveis onde ele foi registrado.

Certidão de Ônus Reais

A Certidão de Ônus Reais tem como objetivo identificar se existe algum ônus que possa reincidir sobre o imóvel, como por exemplo: hipoteca, penhora, promessa de compra e venda entre alguns outros.

A certidão também apresenta o histórico do imóvel e de quem foram os proprietários nos últimos 20 anos, a fim de garantir que o imóvel esteja completamente livre para que o novo proprietário faça o que quiser.

Esse documento pode ser emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis.

 

Certidão Negativa de Débito

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma responsabilidade do proprietário e precisa estar em dia para que o imóvel seja vendido. Por isso, é de extrema importância conferir como anda o pagamento desse imposto nos últimos dois anos.

É possível que você apenas solicite todos os comprovantes ao proprietário ou faça uma consulta diretamente pelo site da prefeitura, pois essa é uma informação pública e você possui livre acesso. Para a última opção, você precisará apenas do número do contribuinte em relação ao terreno, que é algo que a própria incorporadora a pode fornecer.

Declaração de Quitação de Obrigações Condominiais

Caso você escolha comprar um apartamento ou uma casa em condomínio, é muito importante que faça a solicitação da declaração de quitação das obrigações condominiais. E isso porque, caso exista alguma dívida com relação ao condomínio em que o imóvel foi adquirido, você se tornará responsável por ela.

Para conseguir esse documento, você pode solicitá-lo ao síndico, que é a pessoa responsável e que deve fornecer a declaração acompanhada de cópia autenticada da ata da assembleia que o elegeu.

 

Habite-se

O Habite-se é uma carta que deve ser fornecida pelo vendedor ou pela incorporadora caso o imóvel seja novo.

Esse documento atesta que ele foi construído ou reformado conforme as exigências legais estabelecidas pelo município, se ele está ou não apto para ser ocupado.

Esta certidão deve ser expedida pela prefeitura atestando que o imóvel está pronto para que alguém o habite.

Certidões Negativas de Ações na Justiça

Você também irá precisar solicitar ao vendedor do imóvel certidões negativas de ação trabalhista, cível, criminal, Receita Federal, Justiça Federal e protesto.

Isso tudo é essencial para a segurança da compra, pois é possível que o imóvel esteja bloqueado caso haja alguma ação em andamento contra o atual proprietário da casa.