A cada dia que passa a residência do brasileiro vai ficando cada vez menor, seja uma casa ou apartamento. Isso é necessário devido a quantidade de pessoas vivendo nos centros urbanos.

Acontece que para algumas pessoas, viver em um ambiente pequeno pode ser desafiador. Se não houver um bom planejamento, o ambiente pode ficar muito bagunçado e desconfortável. Por isso a necessidade de saber aproveitar bem cada espaço.

Cada espaço pode ser muito bem aproveitado, mas para isso é preciso escolher os objetos certos. Algumas peças conseguem até dar um ar de amplitude.

Quer saber como aproveitar melhor os espaços de um ambiente pequeno? Então continue lendo este artigo.   

Utilize uma porta de correr

A porta de correr não é novidade no mercado, ela já existe a muitos anos e não só pode como deve ser usada em espaços pequenos.

Muitas dessas portas são produzidas com materiais resistentes e algumas podem conter vidro, ideal para quem precisa de um espaço mais iluminado. Além disso, essas portas são interessantes para quem deseja integrar dois cômodos.

As portas de correr podem ser usadas no ambiente residencial, assim como no ambiente de trabalho. Além de aproveitar os espaços, você vai trazer muita elegância para o seu ambiente.

Utilize o vão da escada

Sabe aquele vão embaixo da escada? Ele não precisa ficar sem nada, você pode aproveitar esse cantinho também. São muitas as opções de uso para este lugar.

Você pode aproveitar esse vão para fazer um escritório, uma estante ou até um banheiro. Você precisa ser criativa para aproveitar bem esse cantinho. Aposte naquilo que é mais necessário para sua casa e sua família.

Inclua Nichos em vários lugares

Os Nichos chegaram para ajudar quem tem um ambiente pequeno para morar ou trabalhar. Eles podem ser usados em vários cantos da casa, para acomodar várias coisas.

Você pode embutir os nichos nas paredes de seu quarto, do banheiro, do terraço, ou do escritório. Os nichos não somente servem para decoração, mas também otimizam os espaços desses ambientes.

Além de contribuir para a organização de um ambiente pequeno, vai deixar a casa com um visual mais bonito e espaçoso.  

Aposte nas prateleiras

As prateleiras têm a mesma função que os nichos. Porém, existem pessoas que não gostam muito da ideia de nichos e simpatizam mais com as prateleiras.

Se você é uma dessas, invista nas prateleiras que também podem ser colocadas em diferentes áreas da casa ou no ambiente de trabalho. Elas também têm a mesma função, deixar o ambiente mais organizado e espaçoso.

Opte pela parede vazada

Você já ouviu na parede vazada? Ela é uma excelente dica para quem precisa aproveitar melhor os espaços pequenos. No entanto, essa opção é apenas para quem tem um ambiente com conceito aberto, ou seja, que não precisa mexer na estrutura do imóvel.

Você pode fazer uma substituição de parede vazada por uma estante, dando a impressão de ambiente mais espaçoso.

Aproveite os móveis funcionais

Os móveis funcionais são necessários para um ambiente pequeno. Você pode encontrar vários móveis funcionais como cama, mesa, sofá e outros.

Esses móveis também vão contribuir para a organização do ambiente deixando alguns espaços mais livres.