Com a correria do dia a dia, milhares de compromissos e responsabilidades, a maioria das mulheres cuidam de tudo e todos e esquecem de cuidar de si mesmas.

A saúde é a parte de nossas vidas que não podemos e nem devemos deixar de lado, então além de visitas ao médico, toda mulher deve incluir em sua rotina alguns exercícios e práticas para obter uma vida mais saudável e se beneficiar das inúmeras vantagens que manter o corpo ativo traz para todas as áreas da vida.

Portanto, desde já adicione em sua lista de metas que deve comprar roupas de academia on-line e continue lendo a seguir os benefícios que isso lhe dará e quais exercícios pode começar a fazer.

Importância dos cuidados com a saúde da mulher

É muito importante ter em mente que, o cuidado e atenção com a própria saúde é de extrema importância para a identificação e/ou prevenção de diversas doenças.

Um dos melhores símbolos do cuidado preventivo com a saúde é começar a praticar exercícios diariamente ou algumas vezes na semana, seguindo sempre a recomendação de um médico.

Saiba que, ao se exercitar, seu corpo não será o único beneficiado, pois sua saúde mental também ficará melhor, fazendo seus dias ficarem cem por cento melhores, em todos os aspectos.

Melhores exercícios para melhorar a saúde da mulher

Os exercícios a seguir podem ajudar na prevenção de diversas doenças e sofrimentos de ordem física mental. Escolha o que me melhor se encaixa à sua rotina, gosto e bem estar:

Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais simples e mais benéficos para a saúde. Andar apenas por 20 minutos por dia pode adicionar anos à sua vida, de acordo com cientistas.

Além de ser um exercício aeróbico simples, a caminhada é capaz também de fortalecer os músculos, as articulações e melhorar o ritmo cardíaco, tornando-se uma das melhores opções para praticar.

Dança

Dançar pode melhorar muito a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, dentre muitas outras coisas na saúde física. Mas uma parte muito interessante na dança, é que ela provoca a liberação de endorfina, que faz com que melhore muito a saúde emocional, trazendo bem estar, bom humor e autoestima.

Yoga

O grande objetivo na prática do yoga é trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. E são muitos os benefícios que ele pode trazer, como a diminuição do estresse e da ansiedade, melhor condicionamento físico, alívio de dores corporais, controle da pressão e dos batimentos cardíacos, melhora no sono etc.

3 benefícios que as atividades físicas proporcionam para a vida da mulher

1. Regulariza o ciclo hormonal

A liberação de endorfina causada pelos exercícios físicos faz com que as mulheres tenham o ciclo menstrual mais regulado, que sintam menos cólicas e que tenham menos efeitos relacionados à TPM, como mudanças bruscas de humor e dores nos seios.

2. Alivia os sintomas da menopausa

Durante a menopausa, o corpo da mulher passa por alguns efeitos colaterais, como oscilação do humor, redução do metabolismo e um maior risco de desenvolver osteoporose. Por isso, a prática de atividades nessa fase, pode ser considerada uma forma de terapia e também uma ajuda para amenizar sintomas indesejados e para diminuir as chances de desenvolver outros problemas.

3. Melhora o desempenho sexual

Exercícios que trabalham a região do abdômen, glúteos e períneo, podem ajudar no fortalecimento dos músculos utilizados durante o sexo, facilitando o orgasmo, melhorando a sensibilidade e trabalhando a região do assoalho pélvico.