Os benefícios do planejamento alimentar são muitos, mas pode ser difícil aprender como planejá-lo corretamente. Isso começa desde a escolha do melhor jogo de panelas, até a lista de compras.

Reservar um tempo no fim de semana para planejar refeições, fazer compras, preparar ingredientes e cozinhar com antecedência pode tornar sua próxima semana muito mais fácil. 

Além disso, dá a você mais controle sobre os ingredientes e o tamanho das porções do que quando você pega uma comida para viagem. Sua comida vai mais longe e você ganha mais com seu dinheiro.

Pense em conjunto

Faça uma lista de pratos que sua família costuma apreciar ou receitas que você gostaria de experimentar. 

Se precisar de inspiração, folheie alguns livros de receitas ou veja estas ideias de receitas de planos de refeições. Listar suas ideias ajuda muito na batalha contra o congelamento do cérebro quando são 18 horas. e alguém pergunta: “O que há para o jantar?”

No jantar, pergunte a sua família o que eles querem comer na próxima semana. As crianças têm mais probabilidade de comer alimentos saudáveis ​​se puderem ajudar na escolha da refeição. Precisa de ideias? Confira essas receitas para crianças.

Planeje uma noite temática

Cansado de encontrar uma nova refeição todas as noites? Escolha um tema em vez de uma receita específica para algumas noites. 

Os temas familiares podem incluir Pizza Night, Taco Night, Segunda sem carne ou Café da manhã. Escolha o seu tipo de cozinha preferido e você encontrará sua família ansiosa por esta noite da semana.

Crie uma lista de compras

Parece tão simples, mas faz a diferença! Comprar sem uma lista abre para compras por impulso, e é provável que você esqueça algo. Traga uma lista que inclua tudo que você precisa para preparar suas refeições planejadas. 

Não se esqueça de planejar lanches saudáveis, como frutas frescas. E conforme você compila sua lista de compras, verifique sua despensa. Você já deve ter cuidado de uma boa parte de sua lista.

Publique uma lista dos itens de mercearia essenciais da sua família. Faça com que todos tenham o hábito de circular o item quando ele acabar ou quase acabar.

Nunca compre nas tardes de domingo

Os domingos são um dos momentos mais movimentados nos supermercados. Evite as multidões, longas filas e produtos escolhidos indo a qualquer outro momento.

 As horas de folga são normalmente a primeira hora da manhã, tarde da noite e durante a semana. Quer mais ideias? Confira essas dicas de compras de supermercado.

Pense sazonalmente

Planeje algumas de suas refeições em torno dos produtos frescos e outros alimentos tradicionais da estação. Por exemplo, considere servir ensopados, sopas, carnes assadas e vegetais de raiz no outono e inverno. 

Opte por pratos mais leves, com muitos vegetais frescos e frutas na primavera e no verão. Confira tudo o que está no pico com estes guias para primavera, verão, inverno e outono.

Brinque com novos sabores

Você sabe o que dizem: a variedade é o tempero da vida. Experimente marinar carnes, esfregar com especiarias e adicionar ervas frescas ou secas aos seus pratos