A sua cozinha está um pouco escura e sombria? Sua cozinha é onde você está lidando com panelas quentes, facas afiadas e eletrodomésticos principais, então você precisa ser capaz de ver claramente. 

Para os profissionais, o conceito de dark kitchen também é bastante explorado. Caso se interesse por ele, saiba como montar uma dark kitchen.

Além disso, você provavelmente passa muito tempo nesta parte da casa, então quer que ela seja alegre e acolhedora. Recomendamos estas dicas simples para iluminar sua cozinha escura:

Obtenha uma nova bancada

A bancada da sua cozinha pode ser a fonte de muito brilho na sua cozinha. No entanto, se a sua bancada estiver gasta ou sem brilho, considere substituí-la. 

Instalar uma nova bancada de granito, quartzo ou mármore trará outra superfície brilhante e refletora de luz para a sua cozinha e pode ajudar a iluminar todo o ambiente.

Atualize seus armários

Se seus armários de madeira escura estão deixando toda a sua cozinha sombria, uma nova camada de tinta branca resolverá esse problema. Você também pode instalar gabinetes brancos totalmente novos, se seu orçamento permitir. 

De qualquer forma, os armários brancos iluminarão sua cozinha escura refletindo a luz natural que entra na sala, em vez de absorvê-la. O acabamento branco e nítido dos armários da cozinha também deixará o ambiente maior e mais limpo.

Repensar a iluminação embutida

Você tem iluminação embutida em sua cozinha? As luminárias embutidas parecem elegantes e atraentes, mas não são ideais se seu objetivo é encher uma sala de luz. Instale luzes pendentes ou até mesmo um lustre legal e você verá sua cozinha ficar muito mais brilhante.

Instale lâmpadas mais brilhantes

Arquive este aqui com dicas óbvias, mas tínhamos que mencioná-lo! Os chefs recomendam que as luminárias de sua cozinha sejam equipadas com lâmpadas de 80 ou 100 watts. 

Se as lâmpadas da sua cozinha têm 60 watts, obter mais luz na cozinha é tão fácil quanto trocar uma lâmpada.

Uso sob iluminação do gabinete

As luzes do gabinete eliminam as sombras causadas pelos gabinetes e criam um espaço claro para preparar comida, ler receitas ou simplesmente folhear o jornal da manhã.

 Você pode ter a iluminação instalada profissionalmente ou comprar lâmpadas menos caras movidas a bateria que você pode simplesmente colocar sob os gabinetes.

Aproveite a luz natural

Ilumine sua cozinha escura, permitindo a maior quantidade de luz natural possível em sua cozinha. Isso significa substituir todas as persianas e cortinas que escurecem o ambiente por cortinas mais claras e translúcidas que permitem a entrada de luz na cozinha. 

Considere podar ou remover arbustos e árvores em sua propriedade que possam estar bloqueando a entrada de luz em sua casa. 

Você pode até querer pensar em adicionar uma clarabóia, se possível. É uma atualização cara, mas agrega valor à sua casa, por isso pode valer a pena a longo prazo.

Faça uso de superfícies brilhantes

Considere o uso de acabamentos brilhantes e reflexivos de luz, como cromo ou branco clássico, para utensílios de cozinha, acessórios e ferragens. 

Os pisos de cozinha também podem ser transformados em amplificadores de luz natural se optar por pisos de madeira, cerâmica ou pedra com acabamento brilhante e polido.