Quando se trata de economizar o suficiente para a aposentadoria, as mulheres enfrentam barreiras específicas ao gênero. Por exemplo:

• Em média, os salários por hora para as mulheres ainda são mais baixos do que para os homens. Com o tempo, isso leva a uma disparidade salarial significativa e a menos oportunidades de economia.

• As mulheres são prestadoras de cuidados primários para pais de crianças e idosos, resultando em mais ausência de trabalho e ganhos reduzidos.

• As mulheres, em média, vivem mais que os homens e, portanto, podem precisar de mais economias para se aposentar para financiar uma aposentadoria mais longa.

• Estudos mostram que muitas mulheres podem não ter confiança quando se trata de tomar decisões de investimento.

Como as mulheres podem superar essas barreiras e começar a construir um futuro financeiro sólido? Muitas não sabem como investir ou quando investem não entendem Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda. 

Por isso, confira algumas dicas de investimentos e preparo financeiro que todas as mulheres precisam ficar sabendo: 

Entenda quanto você precisará economizar para uma aposentadoria financeiramente segura

Considere quanto tempo você pode viver – se você estiver de boa saúde, suponha que seu dinheiro terá que durar até os 90 anos de idade. Pense em como será sua aposentadoria e quanto dinheiro você precisará para aproveitar esse estilo de vida. Em seguida, determine quanto você precisará economizar a cada ano para atingir sua meta de investimento.

Não conte com seu cônjuge ou parceiro para seu plano de aposentadoria

Assuma o controle de seu próprio futuro financeiro: embora nunca seja tarde demais para começar, é importante economizar de forma consistente, permanecer no caminho certo e seguir um plano financeiro sólido que leve em consideração suas necessidades exclusivas.

Faça seu dinheiro durar

Uma das principais preocupações dos aposentados é fazer o dinheiro durar. O melhor plano é ter economia suficiente para que você possa viver com o crescimento e o retorno dos seus investimentos. Escolher os investimentos certos é fundamental.

Aqui estão algumas perguntas importantes a serem consideradas:

• Devo investir em segurança ou crescimento?

• Como equilibro risco e retorno?

• Quanto custará investir?

Procure maneiras de aumentar suas economias com um nível de risco que você pode tolerar. Se você investir apenas em opções muito seguras, suas economias podem não durar enquanto você precisar delas. Saiba sempre o que você está pagando e compre o melhor negócio.

Aprenda sobre investir

Quanto mais você ler sobre o assunto, mais entenderá em que está investindo e como isso afetará sua imagem financeira geral. Pesquise e compreenda o papel que o planejamento de aposentadoria desempenha em seu plano financeiro.

Uma vez que as mulheres começam a assumir o controle de seu futuro financeiro, elas são estatisticamente melhores investidores que os homens, porque tendem a ter uma visão de longo prazo versus o estilo agressivo e de curto prazo de muitos homens.