Já ouviu falar sobre as certidões negativas de protesto? Existe uma série de obrigações que as pessoas jurídicas e físicas possuem com os órgãos públicos. Em alguns momentos, certamente você já teve que fazer uma compra a prazo, usando boleto, cheque ou já assinou uma nota promissário.

O que pode acontecer é que o comprador não vá quitar a sua dívida e isso pode dar muita dor de cabeça. O Credor pode levar esse título ao Cartório de Protestos. Por isso, saiba mais sobre esse assunto para saber como tirar uma certidão negativa de protesto para estar bem informado.

O que é a certidão negativa de protestos?

O Protesto é um ato formal para se aprovar a inadimplência e oficializar que há um descumprimento da obrigação que o documento de dívida originou. A certidão ode protesto vai atestar que a pessoa pesquisa, seja jurídica ou física, apresenta algum apontamento no seu nome.

Há a certidão de protesto negativa ou positiva, onde há a verificação da inadimplência nos títulos em cartórios. Caso a certidão seja negativa, quer dizer que não há nenhum registro naquele cartório de protesto. Ainda existem outras modalidades de certidões que podem ser emitidas para casos específicos, por isso, vamos abordar mais a questão da certidão negativa de protesto.

Para registrar um protesto em relação a um título que não foi pago, o credor tem que ir até um cartório de protesto que seja próximo ao seu endereço e que faça os serviços de expedição ode certidão negativa e protestos. Para fazer a solicitação desses documentos não tem grandes mistérios, precisando de alguns documentos.

Deve ser entregue para os funcionários um documento de identidade que pode ser RH ou CNH, ou outro equivalente. Também deve ser informado o CPF ou CNPJ da pessoa pesquisada. Tem que ser evitado erro na expedição da certidão, pois é um momento bem importante. Conferindo todos os dados para não precisar fazer novamente.

A certidão negativa de protesto pode ser realizada pelo período de pesquisa que é de cinco a dez anos, costumando ter um prazo de 30 dias. Os valores são definidos conforme os locais em que vão ser apresentados. Os valores são bem mais altos, o que pode aumentar dependendo se vai ser de 5 ou de 10 anos.

Valor para tirar o nome da certidão

Existem duas situações que podem ser encontradas. Quando o protestado está pronto para quitar a sua inadimplência dentro dos 3 dias que são oferecidos para o pagamento, assim que ele recebe a intimação, dessa forma, ele mesmo tem que pagar o valor da sua dívida.

Há também o que se refere ao protestado que não tem as condições para pagar a sua inadimplência dentro dos 3 dias que são úteis e que se dispõe para o pagamento. Dessa maneira, além de precisar quitar com a dívida do credor, ele também tem que pagar todos os valores relacionados aos honorários do cartório de protesto para poder limpar o seu nome.