De fato, diversas pessoas já ouviram falar sobre consórcio de imóveis, onde as pessoas tentam procurar uma maneira de adquirir seu imóvel da forma correta, e não precisem dar dinheiro a vista. Afinal, sabemos que não está fácil adquirir dinheiro para pagamento total, isso porque a economia do país também não está muito boa!

Sendo assim, sabidamente essa acaba sendo uma das maiores dúvidas entre as pessoas que estão sempre buscando informações referentes a esses assuntos em questão.

Porém, é importante que os mesmos saibam exatamente como lidar com isso da maneira correta, sem precisar se preocupar com a quantidade de juros, por isso aqui iremos falar sobre qual é a melhor maneira de adquirir um imóvel.              

Sobre o consórcio de imóveis

Financiamento ou Consórcio? Saiba qual a Melhor Maneira de Adquirir um Imóvel (foto:internet)
Financiamento ou Consórcio? Saiba qual a Melhor Maneira de Adquirir um Imóvel (foto:internet)

Antes de entender o consórcio de imóveis, é válido saber como funciona esse tipo de investimento, sendo assim, mais dados são necessários para que a pessoa escolha da forma correta sem se preocupar demais.

O fato é que comprar um imóvel faz parte do sonho e da meta de diversos brasileiros, sendo que certamente todos desejam comprar sua própria casa, no entanto, sabemos o quão difícil é fazer isso no Brasil, contudo é possível optar por consórcio ou ainda financiamento de imóveis.

Sendo assim, essa resposta é a mais difícil visto que muitas vezes as pessoas não compreendem quais são os gastos envolvidos em cada item, sempre é importante observar de antemão qual é a quantia que se tem em mãos para gastar.

Lembrando que quando há uma dúvida razoável entre consórcio de imóveis e financiamento tanto para casas quanto para apartamentos, então as pessoas devem saber que realmente existem os pós e os contras, sendo que é muito importante ter em mente o fato de conversar com um profissional que servirá para tirar as dúvidas.

Entenda qual é o melhor: consórcio ou financiamentos

Antes de mais nada é importante saber que o financiamento realmente é uma espécie de contrato, esse mesmo é firmado entre bancos e por pessoas que pensam em adquirir a casa própria.

É importante ressaltar ainda, sobre o financiamento que o mesmo é capaz de adiantar ou até mesmo de emprestar dinheiro para que esse cliente possa comprar o imóvel desejado, no entanto, as cobranças se darão com juros e encargos.

Além do mais, no financiamento o banco realiza a compra do imóvel, sendo que o comprador então acaba efetuando o pagamento mensalmente dessas parcelas até que consiga por fim quitar sua dívida. Lembrando ainda que o prazo máximo para esse financiamento é de 30 anos, no entanto, quanto mais tempo mais cara sai a parcela.

Já o consórcio de imóveis é bem diferente do financiamento, sendo que o mesmo nada mais é do que uma operação na qual não são cobrados juros, o mesmo funciona através da junção de um grupo de pessoas essas que se reúnem através de empresas especializadas e autorizadas para enfim compor um caixa único.

Todos os associados acabam contribuindo mensalmente com valor fixo sendo que há ainda uma taxa de administração. Porém, é muito importante lembrar que esse imóvel não é entregue instantaneamente, os participantes podem ser sorteados e contemplados com a carta de crédito, além da possibilidade dos lances para consegui-las.