Uma das melhores e mais eficientes formas para aprender sobre determinado assunto é estudando, isso é um fato. E quando se fala sobre investimentos e o mercado de ações, é impossível que alguém comece antes mesmo de buscar aprender sobre o assunto, porque quando há dinheiro em jogo, é preciso saber por quais caminhos seguir para não sair perdendo.

O objetivo em investir é lucrar e não contrário, então se você deseja saber o que estudar para se tornar um bom investidor, continue lendo a seguir.

Entendendo o que é investimento 

O conceito de investimento é um desembolso em que há a expectativa de ganho ou resultado no futuro. A partir disso, vários itens podem ser considerados como capital para investir: tempo, energia, estudos, atenção etc.

Assim, tanto investir tempo para adquirir conhecimento estudando algo, quanto ter uma plantação de algo são atitudes que podem ser vistas como um investimento.

Mas falando sobre finanças, investimento financeiro é basicamente aplicar dinheiro para que ele produza rendimentos futuramente. Isso é possível por conta do efeito dos juros compostos sobre as aplicações financeiras, que faz com que o dinheiro vá se multiplicando.

E no mundo da compra de ações, existem várias opções disponíveis para investir e o ideal mesmo é pesquisar e buscar conhecimento sobre qual seria a melhor para você, como por exemplo, ações azul4, que é uma dentre diversas outras. 

Tenha o hábito de ler

A leitura é um dos hábitos mais eficazes para aprender, independentemente do tema, então para uma pessoa que queira saber como  investir não seria diferente.

Misturar o prazer pela leitura com a vontade de aprender sobre investimentos pode proporcionar resultados extremamente positivos.

Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, já cortou em diversas ocasiões que costuma ler 500 páginas de assuntos relacionados a investimentos por dia. E é um ótimo conselho a ser seguido, já que Warren é citado constantemente na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo.

E as opções são muitas. Existem diversos livros, desde os mais avançados até os livros mais básicos. E além dos livros, existe muito material gratuito na internet.

Assistindo vídeos

Outra ótima maneira para aprender a investir é assistindo vídeos no Youtube. Hoje em dia existem vários canais sobre investimentos, com linguagens para todos os públicos.

Faça cursos de investimentos

Essa é outra atitude que pode gerar consequências extremamente positivas a longo prazo.

Conhecimento nunca é demais e é sempre bem vindo então, neste caso, o aprendizado através de cursos juntamente com as formas para aprender citadas anteriormente, podem contribuir bastante para o seu aprendizado sobre investimentos. 

E com o devido conhecimento, todo investidor deve ser capaz de conseguir discernir o seguinte:

  • Renda fixa X Renda variável;
  • Retorno nominal X Retorno real;
  • Investimento X Especulação.

Mas é importante que saiba que aqui não estamos falando sobre conhecimento de investimentos para formar especialistas e profissionais neste assunto, mas sim de entendimento básico que serve para ajudar compreender qual o melhor caminho a seguir de acordo com seus objetivos financeiros, tolerância ao risco e necessidades de liquidez de cada investidor.