Quem mora em apartamento e tem criança em seu lar sabe como é difícil controlar esse pequeno ser no dia a dia. As crianças são geralmente muito agitadas, gostam de correr e pular e tudo que é novidade é ainda mais interessante.

Algumas sentem o perigo quando estão em uma situação de risco, outras não têm essa noção. Por isso, os pais precisam deixar seus apartamentos o mais seguros possível para evitar acidentes.

Neste artigo você vai ver algumas dicas de como deixar seu apartamento e condomínio mais seguros para as crianças.

Coloque rede de proteção nas janelas

Todas as janelas de um apartamento devem ter redes de proteção. Isso vai proteger não apenas crianças, mas também animais de estimação.

Os acidentes que ocorrem envolvendo as janelas de apartamentos são muitos hoje em dia. Isso acontece por falta de um olhar mais cuidadoso nesse assunto. A criança vai tentar ver o que tem do outro lado, e ela pode se desequilibrar e cair.

Para que isso não aconteça providencie as telas ou outros tipos de proteção. Por exemplo, edifícios como o Areia Leblon no Rio de Janeiro, já possuem proteção nesse sentido, deixando os pais mais tranquilos quanto a isso.

Converse com o síndico de seu condomínio

Converse com o síndico do seu condomínio para saber o que está sendo feito para garantir a segurança das crianças dentro do edifício.

É preciso solicitar proteção para áreas de lazer como piscinas, por exemplo, para evitar afogamentos. Também é necessário solicitar vigilância dentro do edifício, além de uma portaria mais segura, com dispositivos que não fiquem ao alcance do menor.

Outro lugar que deve receber um pouco de atenção são as escadas do prédio, pois nesse ambiente é comum haver acidentes.  

Ensine a usar corretamente o elevador  

A melhor forma de evitar acidentes envolvendo elevadores é ensinar seu pequeno a usá-lo corretamente.

Você pode ensinar os comandos do elevador em um momento mais oportuno e certificar-se que seu filho aprendeu de forma correta. Assim, quando você não estiver presente e acontecer de a criança ir para esse ambiente, ele estará instruído e isso diminui as chances de acidente.

Deixe as portas sempre trancadas

As portas de seu apartamento devem estar sempre trancadas. As chaves precisam ficar guardadas em um ambiente que eles não saibam, para que não peguem e destranque a porta sem você ver.

Também é de grande valia implementar alguns dispositivos que garantam que a porta ficará trancada até  seu comando.

Coloque protetores em todas as tomadas

As tomadas são outras preocupações que tiram o sucesso de alguns pais. É muito comum hoje em dia, as crianças se acidentarem por usarem as tomadas sem os pais verem.

Para que isso não ocorra no seu apartamento, coloque protetores em todas as tomadas do seu imóvel, das mais baixas às mais altas. Além disso, conversar com seu filho sobre os perigos que as tomadas oferecem é muito importante.

Não deixe móveis próximo a janela

Não deixe nenhum móvel que possa servir de escada para seu filho, perto de janelas. Evite qualquer objeto que ofereça o risco da criança subir e se acidentar.

Leave a Comment on Dicas de segurança para quem tem criança em apartamento

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *