Muitas pessoas não levam tão a sério a importância das visitas regulares ao dentista, mas a grande verdade é que cuidar dos dentes é tão importante quanto cuidar das outras partes e órgãos do nosso corpo.

A saúde bucal está ligada também à nossa saúde geral, pois a boca pode ser a porta de entrada de microrganismos na corrente sanguínea, podendo causar diversos tipos de doenças, como: doenças pulmonares, cardíacas, câncer e HPV.

Por isso, não adie suas visitas ao dentista e pesquise por um plano odontológico em Recife, pois o dentista é o profissional capacitado para ver como está a sua saúde bucal e se há a presença de lesões que possam evoluir para uma possível inflamação que pode prejudicar não apenas a saúde da sua boca, mas também sua saúde como um todo.

Listamos abaixo os principais problemas de saúde bucal. Confira!

Principais problemas de saúde bucal

Cárie

A cárie é provocada pela deterioração dos dentes, podendo levar a complicações, como o abscesso dentário. É provocada por má higienização, ingestão excessiva de doces e carboidratos ou também por complicações geradas por doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca.

E a cárie pode também ser um caminho para que bactérias se proliferem no organismo, podendo causar as doenças anteriormente citadas.

 

Gengivite

É uma inflamação na gengiva causada pela placa bacteriana, formada por má higienização bucal.

Ela é a fase inicial da doença periodontal, e por isso merece atenção para que não evolua para complicações mais graves.

Se não tratada, essa doença pode afetar a estrutura dentária e provocar a queda dos dentes.

Halitose (Mau hálito)

O mau hálito pode ser causado por diversas causas, dentre elas higiene bucal feita de forma inadequada (falta de escovação ou escovação mal feita e falta do uso de fio dental), gengivite, ingestão de certos alimentos, uso de tabaco e bebidas alcoólicas, boca seca (causada por alguns tipos de medicamentos, menor produção de saliva durante o sono ou distúrbios) e doenças sistêmicas como diabetes, problemas no rins, problemas no fígado e câncer.

Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se pelo ato de apertar ou ranger os dentes.

Pode ser que esse hábito ocorra durante o dia, mas é mais comum que aconteça durante o sono, que é chamado de bruxismo noturno e, geralmente, possui consequências mais graves.

Ele pode acontecer em crianças e adultos. E mais do que os dentes, essa doença bucal pode causar insônia, depressão e dores de cabeça intensas.

Má oclusão

A má oclusão é quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias da face.

Pode ser ocasionada por fatores genéticos e hábitos da infância, como chupar o dedo e chupar chupeta podem interferir no posicionamento dos dentes.

Alguns sintomas da má oclusão, são:

·         Maior desgaste nos dentes;

·         Dores no maxilar e na mandíbula;

·         Dores de cabeça;

·         Dores do pescoço;

·         Limitação da abertura bucal;

·         Aumento no risco de doenças orais, como a cárie;

·         Problemas na coluna;

·         Dificuldades de respiração;

·         Entre outros.

E independentemente de qualquer coisa, é de extrema importância que não deixe de ir ao dentista periodicamente, pois não é necessário apenas para tratar problemas bucais, mas principalmente para prevenir que eles apareçam.