Enquanto as academias de musculação e pistas de corrida estão cada vez mais cheias de pessoas preocupadas com a saúde do corpo – e muitas querendo tirar o atraso para o verão – os esportes aquáticos também crescem na preferência popular.
São formas reconhecidas como saudáveis e que têm uma série de benefícios, feitas em um ambiente – água – relaxante e isolado naturalmente dos estímulos em volta.
Ou seja, não faltam ótimas opções para você praticar esportes na água e obter o máximo de saúde. Vamos falar dos benefícios que um esporte aquático pode fazer no seu corpo, destacando dois dos mais conhecidos: a natação e o surf.
Natação: um dos esportes mais completos para a saúde!
A natação é considerada um dos esportes mais completos em termos de benefícios para a saúde – eu particularmente considero o mais completo, tamanha a quantidade de fatores positivos quando praticamos. Vamos destacar alguns, mas a lista continua.
Natação é baixo Impacto
Os aeróbicos fora da água são de alto impacto, que muitas vezes provoca problemas graves nas articulações e musculares. Na natação o impacto, por causa do ambiente com água, é baixo.
Todas as atividades na água tornam o corpo mais leve e na natação o corpo fica com apenas 10% do peso real. Isso permite desenvolver os movimentos com maior intensidade por mais tempo e sem riscos.
Natação aumenta a força e o tônus musculares
A resistência que o corpo enfrenta durante um exercício é a chave para aumentar a força e o tônus musculares, e na natação ela é muito maior que nos exercícios terrestres.
Natação exige de todos os grupos musculares
A natação é um esporte que exige de toda a musculatura para ser praticado.
Não há como pernas trabalharem sem o mesmo com os braços e ombros, por exemplo. Isso não acontece com os esportes fora da água, que trabalham partes do corpo por vez, como na musculação ou na corrida.
Natação é muita saúde para o coração
Como a natação também é um exercício aeróbico, ele também dá ao coração os inúmeros benefícios das demais atividades e com a proteção de impacto da água.
Os movimentos fortalecem o sistema cardiovascular e o coração, ajudam a preservar a pressão arterial sob controle, melhora o bombeamento de sangue pelo corpo e reduz em 40% os riscos de doenças coronárias.
Surf: muita saúde para o corpo e contato com a natureza!
Ganhar muita saúde corporal e mental e ter contato com a natureza – o mar soberano e ao mesmo tempo acolhedor. Quem não quer um esporte assim?
O surf é esta prática esportiva com uma academia a céu aberto, que está sempre surpreendendo. E os benefícios são muitos – basta ver a definição e a postura dos corpos de surfistas.
Surf é movimento em todo o corpo
Surfar envolve uma série de movimentos diferentes e que lembram um minissérie de academia: abaixar, levantar, curvar-se, remar, flexionar pernas, enrijecimento constante de vários grupos musculares.
Tudo isso favorece a expansão cardiovascular, melhorando muito as condições de trabalho do coração.
Surf potencializa o equilíbrio corporal e a agilidade
Em uma prancha não há script; os movimentos sempre serão aleatórios, pois o piso é imprevisível. Isto exige resposta rápidas o tempo todo, para manter o equilíbrio constante.
E também potencializa a agilidade que é necessária para executar os movimentos em segundos. Todas essas exigências aumentam o nível de desafio do esporte e acabam impactando na vida pessoal, aumento a autoconfiança e a rapidez de raciocínio.
Ficou encantada com a ideia de surfar? Bela escolha! Mas antes você precisa ter uma prancha de surf para iniciantes.