As mulheres precisam ficar atentas a qualquer sinal que o corpo dá, uma vez que a cada ano que passa se espera que milhares de mulheres contraiam alguma doença ginecológica, principalmente o câncer.

Em alguns casos uma cirurgia laparoscópica pode ser o tratamento mais indicado para diversos tipos de problemas ginecológicos, mas ainda que se trate de um procedimento minimamente invasivo, o melhor é não precisar de tal solução.

Há várias formas das mulheres se cuidarem e evitarem problemas na região ginecológica. Os métodos são simples e qualquer mulher pode colocar em prática, garantindo uma boa saúde na região reprodutiva.

Veja agora algumas dicas que você pode colocar em prática e evitar que problemas surjam nesta região.

Deixe as refeições mais coloridas e saudáveis

A hora da alimentação é um dos momentos mais aguardados do dia e alguns esperam saborear alguns de seus pratos preferidos como macarronada, lasanha e outras comidas. Mas essas refeições quando consumidas em excesso podem oferecer risco para a saúde ginecológica.

Por isso, o ideal é seguir uma rotina alimentar com pratos mais coloridos e saudáveis. Inclua em suas refeições alimentos ricos em nutrientes como legumes, verduras, sementes e frutas. Além disso, procure evitar alimentos gordurosos.

Faça algum exercício físico diário

Os exercícios físicos quando praticados com certa frequência é essencial para deixar a área ginecológica mais saudável. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda trinta minutos diários de exercícios físicos para sair do sedentarismo.

Alguns exercícios podem fortalecer a região pélvica e prevenir contra dores e incômodos. Algumas mulheres relatam uma melhora significativa nos sintomas da TPM. Além disso, é um grande aliado para aquela mulher que deseja ser mãe.

Durma sempre sem calcinha

Parece estranho tal atitude contribuir para a saúde ginecológica, mas é exatamente isso que acontece. Dormir sem calcinha contribui para que a região seja arejada, melhorando a circulação sanguínea da área, evitando problemas como corrimentos e suor em excesso.

Dormir com calcinha não é indicado pois isso contribui para o surgimento de bactérias na região, justamente pela condição abafada que a peça íntima proporciona, desequilibrando completamente a flora vaginal.

Faça seus exames de rotina com regularidade

Os exames ginecológicos precisam ser feitos com frequência e não apenas quando se sente algum incômodo.

Muitas doenças são evitadas quando os exames de rotina são realizados com regularidade. Algumas dessas enfermidades podem ser tratadas com medicamentos, quando descoberto no início. Já em outros casos, a situação é tão grave que precisa de internamento, cirurgia e muitas vezes leva até a morte.

Faça sexo de forma protegida

Outra questão muito importante para a saúde ginecológica é a proteção na hora do sexo. Muitas mulheres infelizmente contraem algum tipo de doença nessa área, por causa da falta de proteção na hora do sexo.

Algumas doenças podem comprometer o desejo da maternidade e outras podem ser bem doloridas.

Converse com o médico sobre métodos contraceptivos

Na hora de escolher um método contraceptivo é importante procurar a orientação de um médico ginecologista.

Nunca opte por um método que serve para uma amiga ou uma parente. Existem muitos métodos e alguns podem não ajudar na sua saúde ginecológica, por isso, sempre busque orientação médica.  

Leave a Comment on Confira 6 dicas para melhorar a sua saúde ginecológica!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *