As redes sociais são usadas para muitas finalidades e uma delas é para relacionamentos. Com a chegada da pandemia, o isolamento social e tantas outras coisas acontecendo de forma tão rápida, muitas pessoas recorrem às redes sociais para interagir com outros, passar tempo e até mesmo conhecer novas pessoas, novos amores.

De olho no perfil de pessoas assim, alguns criminosos estão se aproveitando para dar golpes por meio do namoro virtual. São bandidos que fingem um relacionamento amoroso para conseguir dinheiro ou outros bens de pessoas vulneráveis.

Confira agora neste artigo como se proteger desses golpes.

Pessoas mais vulneráveis ao golpe

A maioria dos golpistas não escolhem classe, cor ou idade. Eles escolhem pessoas que estão emocionalmente abaladas, solitárias e dessa forma, a vítima pode ser qualquer pessoa. No entanto, o público feminino ainda é o principal alvo desses criminosos.

Por diversos motivos, algumas mulheres buscam um parceiro para se relacionar, que seja atencioso, carinhoso, romântico e com esse conhecimento, fica fácil para os criminosos iludirem algumas mulheres vulneráveis.

Como se proteger do golpe?

Qualquer um pode estar sujeito a isso, mas há formas de se proteger para não cair em um golpe do namoro virtual. Confira agora algumas dicas:

Não aceite solicitações de amizades de estranho

Nas redes sociais, nunca aceite solicitações de amizades de estranhos. Se você sabe como achar uma pessoa pelo nome, então faça uma pesquisa sobre essa pessoa e veja se vocês tem alguma coisa em comum, nem que seja um amigo.

Caso você veja que há algum amigo em comum, antes de aceitar a solicitação, verifique com seus amigos se eles também conhecem aquela pessoa.

Mesmo que você aceite a solicitação, informe para algumas pessoas próximas que você vem mantendo o diálogo com determinada pessoa. Deixe que outros estejam por dentro do assunto.

Recuse convites de pessoas estranhas

Nunca aceite convite de pessoas estranhas! Esse conselho escutamos dos nossos pais desde quando éramos crianças. Se você está mantendo uma conversa com uma pessoa desconhecida, evite aceitar convites para momentos a dois.

Marque o encontro em locais públicos

Agora digamos que você resolveu aceitar um convite para encontrar com uma pessoa que você só conhece pela rede social. Neste caso, nunca marque em locais com pouca movimentação.

Sempre marque em locais públicos como centros urbanos, shoppings, cafeterias e outros. Além disso, deixe sempre alguém mais informado sobre o encontro e de forma alguma, marque um encontro com uma pessoa estranha na sua casa.  

Evite compartilhar fotos e vídeos íntimos

Mesmo que você já esteja conversando com uma pessoa há bastante tempo e que na sua visão ela é uma pessoa confiável, nunca compartilhe vídeos ou fotos suas com essa pessoa. Os golpistas vão sempre conquistar a confiança da vítima primeiro para depois extorqui-la.

Você também não deve compartilhar informações pessoais como dados bancários, endereços, informações sobre familiares ou outros, com pessoas desconhecidas.   

Nunca utilize sua conta bancária para comprar ou pagar algo

Digamos que você depois de muito tempo de conversa recebe um pedido de dinheiro emprestado, ou o pedido de ajuda para pagar ou comprar algo, ainda que você o faça, nunca utilize sua conta bancária para isso.

Leave a Comment on Como se proteger do golpe do namoro virtual?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *