Uma traição é, sem dúvidas, umas das situações mais temidas por todos e um dos maiores motivos de decepção que podem acontecer dentro de um relacionamento, principalmente, quando há um casamento.

As pessoas tendem a lidar de formas diferentes quando se trata desse assunto. Algumas não perdoam de forma alguma. Outras, perdoam, mas terminam o relacionamento. No entanto, algumas preferem perdoar e tentar salvar o casamento.

Confira a seguir algumas dicas do que pode ser feito caso esteja passando por essa situação.

É impossível superar uma traição no casamento?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que traição é um assunto extremamente delicado que possui inúmeras vertentes. 

Recomeçar após uma traição parece impossível para muitos, mas existem casais que provam que não. Porém, apontam também que essa prática requer bastante empenho do casal. 

Contudo, não há como afirmar para você que é impossível ou possível, pois depende de como a pessoa traída consegue lidar com a situação. Algumas pessoas não conseguem, de forma alguma, superar algo assim. 

No entanto, para pessoas que preferem agir de forma racional e repensar todo o relacionamento antes do ocorrido e dar uma segunda chance para o parceiro, a traição é uma situação difícil, mas que não é impossível de ser superada. Se há, verdadeiramente, uma vontade de reatar a relação, esse desejo precisa ser forte, porém, encarando a realidade. 

Cuidado com sentimentos tóxicos

Se você tomou uma decisão e realmente deseja salvar o seu casamento, a primeira coisa que deve fazer é se livrar de todos esses sentimentos que possam ser prejudiciais para esse recomeço.

Faça de tudo para não deixar que esses sentimentos sobrecarreguem você e evite algo máximo que eles controlem suas atitudes.

Você já tem consciência sobre o pecado, então a única alternativa viável é você entrar em seu quarto, fechar a porta, dobre os joelhos e desabafar todas as suas frustrações com Deus.

Exercitar a sua fé em um momento tão difícil é uma das maiores armas para vencer os sentimentos tóxicos. Conte tudo para Ele e ore por força e graça para superar essa tragédia em sua família.

Nada de segredos

Se você for a pessoa que cometeu o erro da traição e o seu cônjuge desejar saber os detalhes do caso, você deve contar tudo, sem ficar na defensiva. Eles o ajudam a compreender a realidade.

Agora, se você for a pessoa traída e sentir que precisa compreender os motivos do seu parceiro e como tudo aconteceu para colocar uma pedra em cima do ocorrido, não hesite. Pergunte tudo e peça, com calma e paciência, que ele lhe conte tudo.

Parar de correr e enfrentar a dor

Evitar a dor e os problemas, talvez possa ser o que levou a acontecer o caso fora da relação. 

Sabemos o quão aterrorizante pode ser enfrentá-la, mas é extremamente necessário. Portanto, busque coragem dentro de si e discuta todos os aspectos no relacionamento.

Perdão

Quando há traição, o perdão é a peça principal para que as coisas voltem ao normal. 

Todos os envolvidos precisam de perdão, para que o trauma seja curado, afinal, ambas as partes estão feridas, estão de luto e precisam de cura. Caso seja necessário, façam terapia de casal. 

Por fim, tenha em mente que o tempo é essencial para que a ferida feche por completo e não desista caso sinta que o amor de vocês é capaz de superar todos os tipos de adversidades, inclusive essa.