Antes de escolher um tipo de corte de cabelo, o interessante é entender o que vai valorizar ou desfavorecer o modelo do rosto. O problema é que muita gente sente dificuldade para fazer essa identificação.

A maioria das pessoas recorre ao cabeleireiro para ter o corte que mais combina com o seu tipo de rosto. Esse profissional pode ajudar dando dicas de cortes para determinado tipo de cabelo, mas quem deve escolher é sempre o cliente.

Como foi dito, o cabeleireiro pode ajudar com dicas de corte para cair bem com o seu tipo de rosto, mas se você deseja um corte que represente a sua personalidade e deixe em evidência suas características mais marcantes, o ideal é consultar um profissional em visagismo.

Se você está pensando em mudar o visual e quer dicas de modelos de cortes de cabelo, continue lendo este artigo.

Corte de cabelo para rosto oval

O rosto oval combina com vários tipos de cortes, mas o melhor tipo de corte para esse tipo de rosto são aqueles que deixam os contornos destacados, sem deixar com aparência de longo demais ou achatado.

Para este tipo de rosto estão permitidas franjas longas, cortes abaixo do ombro e também cortes curtos.  

Corte de cabelo para rosto redondo

Para quem tem o rosto redondo, o melhor tipo de corte é sempre aquele que deixa o rosto mais alongado.

O cabelo longo cortado em camadas é a opção preferida de quem tem esse tipo de rosto, mas há outras opções legais também. Cortes que deixam a parte de trás menos comprida que a parte da frente também é uma boa opção.

É importante ter em mente que o volume do cabelo deve sempre ficar acima dos olhos ou na altura do queixo.

Corte de cabelo para rosto quadrado

Quem tem o rosto quadrado tem o mesmo dilema dos que possuem o rosto redondo, tem contornos marcantes. Então o ideal aqui é investir em cortes que trazem suavidade aos traços, deixando a aparência de um rosto mais longo.

Cortes com franjas longas e desfiadas próxima as maçãs do rosto é uma excelente dica para quem tem o rosto quadrado e quer ter o visual mais jovem. Também cai bem os cortes com poucas camadas e repicadas nas pontas.

Corte de cabelo para rosto longo  

Quem tem o rosto longo deve escolher um corte que deixe o semblante equilibrado. Uma boa dica é escolher cortes que destacam as laterais do rosto. Cortes com camadas, que proporcionem volume são sempre os ideais.

 As franjas também caem bem nesse tipo de rosto. Para quem gosta de cabelos curtos, o melhor é sempre aquele que termina um pouco abaixo do queixo.

Corte de cabelo para rosto triangulo invertido

Quem possui esse tipo de rosto tem a testa mais larga que o queixo e um bom corte pode equilibrar esses contornos.

Sendo assim, o corte ideal para quem tem o rosto triângulo invertido é sempre aquele que tem franja. Mas os cortes não podem causar volume para não dar o resultado contrário.