Com as festas do final de ano batendo as portas, logo muitas pessoas começam a imaginar o que fazer para economizar. Nesse período é comum as pessoas receberem convidados em suas casas durante as festas de natal e Ano-Novo. Além disso, é costume de alguns presentear algumas pessoas que julgam importantes para si.

Não podemos esquecer que durante as festas de final de ano é tradição usar roupas novas e utensílios domésticos novos. Com tudo isso na balança, o gasto é inevitável.

Diante da situação em que o país está, com a alta crescente no preço dos produtos e serviços, como fazer para economizar nesse período do ano? Veja algumas dicas.

Crie um planejamento financeiro

Para economizar nas compras de final de ano é preciso fazer um bom planejamento financeiro. Nesse planejamento você pode colocar itens que são necessários para essa época e o que pode ser dispensado.

Além disso, é fundamental estipular um teto de gasto para as festas de final de ano. Coloque na planilha o valor estipulado para o evento. Além disso, você deve também incluir nesse planejamento financeiro o número de convidados, pois assim você saberá o real valor que vai precisar para gastar.  

Não extrapole nos gastos

Evite extrapolar os gastos, não passe do limite estipulado na sua planilha financeira. Caso contrário, você vai acabar fazendo mais dívidas ao invés de economizar. Evite comprar por impulso.

Outra ótima dica é fazer compras com cartão de crédito com cashback. Existem vários cartões que oferecem esse benefício. Essa é uma ótima maneira de economizar com as compras de fim de ano.  

Prefira fazer seus próprios presentes

Ao invés de sair comprando presentes prontos, porque não produzir seus próprios presentes? Se você é uma daquelas pessoas habilidosas e criativas, que confecciona artesanatos ou que tem dotes culinários, aproveite isso para preparar seus próprios presentes.

Fazer os próprios presentes pode ser uma grande economia para o bolso nesse período, sem falar que geralmente nesse período os preços dos presentes estão bem mais caros.

Faça um amigo secreto

Fazer um amigo secreto é uma excelente forma de economizar dinheiro com as festas de final de ano. Já pensou na quantidade de pessoas que você vai precisar presentear?

Se você organizar um amigo secreto com alguns parentes e amigos, você só vai precisar presentear uma única pessoa. Será uma economia e tanto.

Não deixe as compras por último

Se você é uma daquelas pessoas que passam o ano inteiro imaginando e idealizando como vai ser sua festa de fim de ano, então não deixe para realizar as compras de última hora.

Aproveite o ano para fazer algumas compras, pois dessa forma, você vai conseguir comprar itens mais baratos que o período festivo. E também não corre o risco de esquecer nada.   

Faça uma pesquisa de preço

Mas antes de sair comprando, o interessante seria fazer uma pesquisa de preço primeiro. Com algumas pesquisas é possível encontrar estabelecimentos que vendem o mesmo produto com preços menores. Assim, você economiza dinheiro para investir em outra coisa.

Providencie uma ceia colaborativa

A ceia colaborativa é uma ótima ideia para evitar gastos com a festa de fim de ano. Peça para que cada convidado leve algo para comer ou beber. Dessa forma todo mundo se diverte e não sai caro para ninguém.

Leave a Comment on Como economizar nas compras de final de ano?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *