Existem muitas coisas que podemos fazer para deixar a nossa casa um ambiente mais saudável. Aqueles que se preocupam com a saúde e o bem-estar da família precisam ficar atentos a algumas coisas que podem ajudar na conquista de uma vida mais saudável.

Para todos nós, a nossa casa é o nosso refúgio. No passado, a rotina de vida era mais saudável, sempre com o objetivo de trazer uma qualidade de vida para os membros da família. Hoje em dia, o objetivo continua sendo o mesmo, mas com a chegada da tecnologia e da modernidade, muitas coisas que foram criadas para nos ajudar, acabam nos deixando doentes.

Veja agora algumas mudanças e atitudes que são necessárias para deixar o ambiente mais saudável.   

Permita que a luz do sol entre

Não é segredo para ninguém que a luz do sol é muito importante para a nossa saúde. Ela é fundamental para a produção de vitamina D e também o aumento da melatonina, além de outros benefícios. Além disso, a luz solar purifica o ambiente eliminando ácaros e outros agentes nocivos à saúde.

Deixe o ambiente mais ventilado

Um ambiente bem ventilado é fundamental para a saúde de todos, principalmente quando estamos falando da nossa família. Por isso, procure deixar as janelas abertas durante o dia. Se isso não for possível, deixe apenas por alguns minutos, que também vai ajudar.  

Dê atenção a qualidade da água

A água é o alimento mais importante que existe. Por isso, verifique a condição do seu reservatório de água. Se for necessário, contrate os serviços de uma empresa desentupidora para fazer a limpeza correta da caixa de água.

Para beber, escolha um filtro de água com selo de qualidade, para eliminar completamente as impurezas da água.

Coloque algumas plantas na casa

As plantas são muito importantes para o ambiente, pois elas têm a capacidade de purificar o ar. Além desse benefício, ela também tem a capacidade de ajudar uma pessoa estressada, já que ela causa uma sensação de aconchego e bem-estar.

Antes de entrar tire os calçados

Poucas pessoas sabem, mas uma boa parcela das doenças entra nas nossas casas por meio dos calçados.  Sendo assim, é fundamental tirar os sapatos antes de entrar na casa, para que o ambiente possa se manter saudável.

Limpe sempre o filtro do ar

O bom seria sempre usar a ventilação natural, mas entendemos que com o calor que faz na maioria das regiões aqui do Brasil, uma boa parte prefere usar ar condicionado.

Usar esse aparelho não tem problema nenhum, o problema é quando a limpeza não é feita no período e da forma correta. Um ar condicionado sujo aumenta os casos de problema respiratório, já que essa condição favorece a proliferação de bactérias e fungos no ambiente.    

Evite radiações nocivas

Outro grande problema são as radiações nocivas em que estamos expostos dentro da nossa casa. Aparelhos como celular, TV, microondas, computadores e outros, emitem radiações que causam muitos danos à saúde como um todo.

Sendo assim, o aconselhável é desligar todos os aparelhos eletrônicos que existem em nosso lar, quando formos dormir.

Leave a Comment on Ambiente saudável: o que fazer na sua casa para ter mais saúde?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *