Nos últimos anos, as mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios. Em muitos casos, forçado pela economia e, em outros, pelo desejo de independência e aprimoramento pessoal.
E é neste ponto de melhoria que surge o empreendedorismo, o desejo e o sonho de ter a sua própria empresa e fazer a migração mei para me.
E este desejo é crescente: embora o empreendedorismo masculino seja ainda maior do que o feminino (53,1% contra 46,9%), a diferença de gênero diminuiu na Espanha pelo sexto ano consecutivo.
Para ter sucesso em um mercado tão competitivo, criatividade, inovação e percepção serão essenciais.
Três ingredientes que moldam a paisagem de qualquer empresa no mundo de hoje. Nele, aos poucos, as mulheres vão assumindo cargos de maior hierarquia e são estimuladas a encontrar seu próprio caminho como empresárias independentes.
Muitas delas, além disso, carregam outro título, o de mães, tornando-se mães empreendedoras, ou seja, mães empreendedoras ou mulheres que têm família e dirigem seu próprio negócio.
E embora essas mulheres consigam harmonizar as duas esferas com incrível dedicação e sacrifício, reconciliá-las não é uma tarefa fácil, embora ninguém tenha dito que era impossível.
Muitos exemplos de mulheres deram vida a projetos empresariais onde o sucesso foi o protagonista.
Você está pronto para quebrar as barreiras que existem? Veja algumas dicas que a ajudarão a seguir em frente com o seu negócio e família sem abrir mão de ter tempo para si.
Tudo começa com uma ideia
Não se esqueça que os empresários mais bem-sucedidos começaram com uma ideia simples. Então, se você tem uma boa ideia e muita motivação, basta continuar com a capacidade de transformar uma ideia em um negócio.
Portanto, pensar sempre em termos de evolução é essencial.
Não deixe ninguém subestimar seu status empreendedor por ser mulher. Logicamente, você encontrará muitas pessoas que não gostam da sua ideia de negócio.
Mas você deve aprender a separar a linha de diferença entre o pessoal e o profissional. Muito diferente é que eles não a veem capaz de dirigir seu próprio negócio porque você tem a responsabilidade de ser mulher.
Sendo claro…Para quem pensa assim não tem que provar nada, prove a cada dia.
Quando encontramos alguém que rejeita nossas ideias, pode parecer um ataque pessoal. No entanto, você tem que ser sensato e respeitar as opiniões dos outros sobre o trabalho que é feito. Lembre-se de que existem tantas cores quantas opiniões.
Peça ajuda
Assim como a Mulher Maravilha, o gênero feminino tem tendência a jogar tudo nas costas e querer fazer tudo. Se você quer que o estresse exploda como uma bomba-relógio, mais cedo ou mais tarde, vá em frente. Se você quer garantir sua estabilidade emocional, o caminho é outro.
Não tenha medo de pedir ajuda. Se precisar contratar uma babá para ajudá-lo a cuidar de seus filhos, faça-o. Não se sinta culpado por isso.
Da mesma forma, certamente existem amigos, ex-chefes, colegas e familiares ao seu redor dispostos a lhe dar a ajuda e os conselhos de que você precisa.
Mas cuidado! Uma coisa é pedir conselho e outra é que eles decidam por você. Lembre-se de que você é seu próprio patrão e as decisões são suas.
O mesmo acontece com a delegação de tarefas. Embora fosse ótimo, você não pode ser mãe, empresária, contador, gerente de comunidade e mil outras coisas ao mesmo tempo.