Veja algumas dicas essenciais antes de fazer a prova do Enem

Se você estar se preparando para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é preciso se preparar bem, mantendo o foco e se dedicar bastante.

Essa é a prova mais concorrida do país e acontece sempre nos últimos meses do ano. O aluno que deseja fazer uma boa prova e aumentar a oportunidade de conseguir uma vaga em algum curso superior, precisa começar a se preparar o quanto antes.

É preciso fazer um planejamento antecipado, criando uma rotina de estudos, refazendo provas passadas e, especialmente, utilizar o tempo vago para se relaxar.

Saiba mais sobre essas e outras dicas essenciais antes de fazer a prova do Enem.

Organize o seu tempo

Aproveite bem o seu tempo para se preparar e estudar para o grande dia, que geralmente acontece no mês de novembro. É essencial largar velhos hábitos como, por exemplo, passar noite e dia estudando na semana que antecede a prova.

É necessário organizar o tempo para estudar de forma moderada todos os dias. Quem estar há muito tempo sem estudar, deve separar no início uma hora para os estudos. Depois, aumente essa carga horária aos poucos, até chegar em oito horas diárias.

Prepare um local para estudar

Preparar um local para estudar é fundamental para quem quer se dar bem na prova do Enem. Prepare um local que tenha tudo o que você precisa para estudar, isso vai ajudar você a manter uma boa atuação na elaboração para o Enem.

Nesse o ambiente deixe seus livros, cadernos e todo o material que você usa para estudar. É essencial que você esteja em um ambiente confortável e organizado.  

Prepare um cronograma de estudos

Como estudar para o Enem? Prepare um cronograma de estudos! Elaborar um cronograma vai ajudar você a ficar preparado para prova. Observe as matérias solicitadas e estabeleça os horários que vai usar para estudar cada matéria na semana.

Dê prioridade para aquelas matérias que você tem mais dificuldade de aprender. Faça um planejamento e siga, assim você terá uma noção do que fazer ao parar para estudar.

Esse cronograma pode ser semanal, quinzenal, mensal ou semestral. O essencial é que você preste atenção aos seus horários no decorrer desse período.  

Acompanhe os assuntos atuais

Todos nós sabemos que na prova do Enem sempre cai alguma questão com relação a algum assunto atual. Por isso, separe algum tempo no seu dia para ver algumas notícias.

Procure saber o que estar acontecendo no mundo. Não desconsidere nenhum tipo de notícia, mesmo as que você julgue não ser importantes.

Fique preparado para redação

A redação é uma parte da prova do Enem que todo mundo fica apreensivo. Mas você não precisa ficar também! Basta tirar tempo para praticar a escrita e ler bastante.

Essas duas práticas vão fazer você se sair bem na prova da redação. Aproveite um assunto atual para fazer uma redação sobre ele, fazendo isso de preferência, uma vez na semana. Depois, peça para que alguém avalie a sua redação, para saber onde você precisa melhorar.

Refaça provas antigas

Utilizar as provas antigas para estudar para a próxima prova do Enem também é muito importante. Assim, você vai se habituando e de familiarizando com a prova. Você também pode usar o simulado para ver como estar seu conhecimento.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *