Veja 5 cursos necessários para trabalhar em um lar de idosos

A terceira idade requer alguns cuidados especiais, principalmente aqueles que moram em lares de acolhimento. Estima-se que esse número só aumente, uma vez que a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado constantemente.

Para trabalhar em um desses lares de idosos é preciso se qualificar primeiro. Dentro desse ambiente é preciso ter profissionais habilitados para lidar com esse público e com cada um individualmente.

Todo aquele que pretende trabalhar cuidando de idosos precisa fazer algum curso para se qualificarem para o serviço. Veja agora 5 cursos necessários para trabalhar em um lar de idosos.

Curso de auxiliar de geriatria

O curso de auxiliar de geriatria é voltado para aquele que desejam ganhar conhecimento e habilidades necessárias para o serviço na assistência e apoio ao idoso. Esse profissional é responsável por dar suporte ao idoso referente aos cuidados básicos de higiene, na alimentação, nas atividades para descontração e muitos outros campos.

Esse profissional também é encarregado de tomar decisões quanto ao tipo de lazer e vestimenta. Além de auxiliá-los em situações de queda, demências e de imobilidade.

Curso de enfermagem

Esse curso sem dúvida é um dos mais necessários para quem deseja trabalhar em um lar de idosos. Esses profissionais são importantes em qualquer lugar, principalmente nesse ambiente, pois lá eles serão os responsáveis por cuidar da saúde dos idosos doentes. 

Os enfermeiros também possuem a tarefa de prestar os primeiros socorros quando acidentes acontecem. Além do curso de enfermagem também é necessário fazer um curso de barbeiro, já que no lar de idosos tem muitos homens. Além disso, esse curso ensina técnicas de cuidado com a pele depois da barba feita. O enfermeiro também pode fazer o curso de Geriátrica e de Saúde do Idoso, para se especializar.

Curso de nutrição                      

Em um lar de idosos é preciso haver cuidado também nos alimentos e no seu preparo. Sendo assim, um nutricionista é muito bem-vindo nesse ambiente. Será esse profissional o responsável por analisar cada caso e determinar o que cada idoso poderá comer ou não.

Além dessa função ele também é encarregado de reaproveitar alguns alimentos para fazer preparos saudáveis e nutritivos para esse público. O nutricionista em um lar de idoso também vai trabalhar em conjunto com o enfermeiro na avaliação de medidas e taxas de cada paciente, para após isso decidir a tabela nutricional de cada um. 

Curso de terapia ocupacional

Outro curso muito importante para quem decidiu trabalhar cuidando de idosos é o de terapia ocupacional. O terapeuta ocupacional aprende e aplicar atividades de trabalho e de lazer para ajudar a tratar idosos com distúrbios mentais e físicos.

Esses profissionais são responsáveis por buscar tratamento e terapias para ajudar na reabilitação do estado físico e psicológico do idoso. Esse curso assim como os demais citados (com exceção do curso de auxiliar em geriatria), são realizados em diversas faculdades em todo o Brasil.

Curso de fisioterapia

Outro curso tão importante quanto os demais já falados nesse artigo é o de fisioterapia. O idoso é uma pessoa que a todo momento precisa ser acompanhado por um fisioterapeuta, devido as muitas dores que a maioria deles sentem.

Dessa forma, é essencial que um abrigo para idosos tenha um fisioterapeuta e portanto, esse é outro curso indispensável. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *