Tesouro Direto X Poupança: Onde devo Investir?

Investir dinheiro é algo que muitas pessoas começam a fazer para ter uma renda passiva, garantindo maior estabilidade financeira e segurança. Por isso, existe a opção de investimento tesouro direto ou investimento na poupança, sendo algumas das opções mais oferecidas no mercado.

Saber escolher no que investir pode ser analisado por diferentes pontos de vistas. Há investidores mais arriscados, outros mais conservadores, por isso, podem querer investir em algo mais seguro ou em opções que vão dar retornos financeiros mais altos. Quer saber onde investir o seu dinheiro?

Investimento Poupança

Tesouro Direto X Poupança: Onde devo Investir? (foto: internet))
Tesouro Direto X Poupança: Onde devo Investir? (foto: internet))

A poupança já é um dos tipos mais populares de investimento e tem um funcionamento bem simples. Para conseguir investir em uma poupança, basta ter uma conta em banco, aplicar um dinheiro na conta por certo período e pronto. Traz uma segurança bem grande, permitindo que sejam feitos saques de acordo com a necessidade do titular.

Mesmo que seja um investimento considerado bem seguro, a poupança precisa ser analisada também pelo ponto de vista de o banco acabar falindo. Há também o risco de situações políticas que são instáveis e que podem trazer algum tipo de risco para a poupança, mas são situação bem emblemáticas.

Investimento Tesouro Direto

Em relação ao investimento tesouro direto, é um investimento em que vai ser comprado títulos públicos, que são aqueles que financiam os gastos do governo, como exemplo. Ele é um investimento bem seguro, pois pode ser ainda melhor para investir já que é possível ter retorno maior que na poupança.

O tesouro direto vai precisar que o investidor tenha um cadastro em banco ou corretora que façam operações com o Tesouro, que são os agentes de custódia. Os investimentos têm um prazo de vencimento também, onde nesse momento o investimento Tesouro Direto precisa ser retirado. Assim, caso o investidor queira tirar dinheiro antes, ele vai precisar vender o título, o que pode significar uma perda bem grande de dinheiro.

Em relação aos riscos, o Tesouro Direto tem poucos riscos já que é um dinheiro que se recebe do governo. As perdas vão acontecer somente se o investidor quiser resgatar o dinheiro que investiu antes do prazo estipulado anteriormente.

Em qual investir?

Depois de pensar no investimento Tesouro Direto e no investimento Poupança é possível verificar qual é mais segurou ou não. Na poupança o dinheiro é emprestado para instituições privadas e no Tesouro Direto para o governo, basta aí pensar qual das opções traz maior segurança financeira.

A poupança tem a vantagem de poder ser resgatada a qualquer momento, já para os títulos de Tesouro precisam ser vendidos para conseguir recuperar antes da data estipulada como prazo para a retirada. A poupança não apresenta Imposto, mas o Tesouro Selic tem que seguir a tabela de IOF.

Assim, em resumo, quem busca uma rentabilidade maior vai procurar investimento Tesouro Direto, contando com uma boa estabilidade também. Já a poupança é uma opção bem segura, sendo bom para quem precisa sacar o dinheiro a qualquer momento do investimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *