Sisu: o que é, como funciona, quem pode participar?

Finalmente chegou a hora de você ingressar numa universidade. Todo mundo sabe que a educação é um pilar essencial na vida de cada indivíduo. Ela, normalmente, viabiliza a conquista de um bom emprego, um bom salário e deixa você melhor preparado e informado para o futuro. Apesar de tudo isso ser muito positivo, o fato é que existem algumas dificuldades para se conseguir ingressar em uma boa universidade: podem não existir vagas suficientes ou até mesmo as instituições de ensino podem pedir um dinheiro que você simplesmente não pode pagar. Por isso, foi criado o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas você sabe como funciona? Com esse artigo, você vai entender o Sisu e quais são as diferenças em relação a outros programas, como o PROUNI e o FIES.

O que é o SISU?

O SISU é uma plataforma digital criada pelo Ministério da Educação em janeiro de 2010 e que hoje concentra mais de 40% das vagas do ensino superior e público no Brasil. Este novo sistema tem por base o projeto anterior do governo brasileiro, o PROUNI (Programa Universidade para Todos). No entanto, este programa apenas facilitava o ingresso em instituições privadas, deixando para trás todas as instituições de ensino superior público que existem para servir os brasileiros. Um fato bem importante é que no SISU apenas os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do programa.

Como participar no SISU?

Antes de tudo, é importante conhecer as faculdades e universidades que participam no SISU. Depois, como dito anteriormente, é preciso realizar a prova do ENEM. O SISU acontece, gratuitamente, uma vez por ano, sendo que o participante pode escolher até duas opções de curso. Pense bem no que vai escolher, mas não se preocupe, alterações são permitidas durante o período de inscrição. Dependendo da sua nota e das opções que escolheu, o SISU convocará você para as universidades selecionadas. Para se inscrever basta acessar a plataforma online e fazer a inscrição de forma gratuita. É possível realizar simulações e até fazer filtros de forma a consultar a informação necessária. Porém, atenção aos prazos e não deixe tudo para a última hora.

Quando se inscrever?

O SISU 2018 estará aberto para que todo mundo possa se inscrever de 22 de janeiro de 2019 até 25 de janeiro de 2019, às 23h59 de . Será considerado o horário de Brasília. Entre esses dias, você pode a qualquer momento acessar a plataforma online e se inscrever de forma gratuita.

Quanto custa?

O intuito do SISU é promover o ensino gratuito no Brasil, aliás, existe a lei de cotas que foi feita para garantir aos estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas em instituições de ensino público e federal. No entanto, a lei das cotas tem algumas condições e, portanto, é melhor consultar primeiro para se informar. Todavia, o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa que já existe no Brasil desde 1976, o qual auxilia no financiamento necessário para efetuar uma graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Em outras palavras, se apenas existir vagas em instituições privadas, há essa opção.

Agora que você já leu esse artigo, é hora de ingressar na faculdade. Use todas as ferramentas e continue informado de todos os prazos e regras para que consiga se inscrever com sucesso de forma a ter um futuro melhor. Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *