Como evitar que seu estepe seja roubado

O estepe costuma ser um item do carro negligenciado pela maioria dos motoristas, e a experiência mostra que não é uma decisão acertada. E não faltam motivos para termos um atenção maior com ele:

  • É item obrigatório nas vistorias do Detran – e em perfeito estado.
  • É essencial para as emergências de um pneu furado – e quase sempre está em condições ruins porque não é calibrado como os demais.
  • É item presente em 40% das ocorrências de roubo e furto no Brasil, segundo a CarGlass.

O terceiro motivo te surpreendeu? É uma das faces da realidade triste da segurança no Brasil e como o estepe é um item alto valor, precisamos ter um cuidado redobrado.

Os números de roubo são ainda mais preocupantes no caso de veículos com estepe montado na parte inferior do carro, pois muitas vezes o proprietário não lembra de checar e acaba sendo punido na vistoria do Detran.

Ou seja, os prejuízos podem ir além de comprar um pneu novo.

Saiba como evitar que seu estepe seja roubado. Mas, caso você já tenha sido roubado e está sem pneu para seu carro, compre logo um, pois nunca se sabe quando irá precisar!

Antes de começar: você conhece o seguro de estepe?

Sim, existe um seguro para o seu estepe. Na realidade, a cobertura extra garante o ressarcimento da peça e dos custos para reparar os danos sofridos pelo veículo, pelo valor que ultrapassar a franquia, como em um seguro tradicional.

Ele não cobrirá um furto simples, sem dano à estrutura, já que a franquia cobrirá o valor dele. Porém, é um recurso interessante para os veículos com estepes montados do lado de fora, na traseira do carro, porque são muito caros.

Proteja seu estepe: capa dura

A capa dura é ideal para os estepes montados externamente, e possuem um sistema de lacre que dificulta a tentativa de furto. Também protege contra chuvas e choques leves com outros objetos, como postes, árvores e portões.

Proteja seu estepe: cabos de aço e correntes

Estes itens não impedem o furto, mas certamente dificultam muito no caso de estepes externos. Dependendo da ocasião e do tempo que eles têm, os bandidos normalmente desistem. Portanto, eles podem funcionar intimidando.

Proteja seu estepe: alarme antifurto

Já existem no mercado opções de sistemas que você pode ativar no interior do veículo e ele emitirá um alarme sonoro quando alguém tentar retirar o estepe. É preciso avaliar o custo do alarme x custo do estepe, mas não podemos esquecer dos danos colaterais que o bandido provoca no veículo.

Outras dicas importantes para proteger seu estepe

Algumas medidas são simples e podem ajudar a preservar seu estepe:

  1. Procure estacionar na rua em locais bem iluminados e movimentados. Isto desestimula a ação dos bandidos, pois eles sabem que precisam de tempo para efetuar o roubo, seja qual for o tipo de estepe. E quando for possível, cole a traseira do seu carro ao outro, para dificultar a circulação.
  2. Evite pernoitar o carro na rua. Se possível, tente contratar uma vaga em um prédio próximo. Assim você protege o estepe e o veículo.
  3. Num estacionamento privado onde for parar temporariamente, procure uma vaga onde sua traseira possa encostar em uma parede ou coluna. Não confie no movimento dos locais. Existem horários de baixa, onde os bandidos agem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *