Aprenda como e onde instalar um ar condicionado

A cada dia que passa mais pessoas estão procurando climatizar suas residências devido às altas temperaturas. Porém, antes de selecionar e fazer a instalação do aparelho ar condicionado é necessário ficar atento a alguns cuidados.

É preciso avaliar se o ambiente recebe bastante luz solar e se a residência tem fiação elétrica apropriada. Além desses, outros fatores são importantes para assegurar a eficiência do ar condicionado.

Levando em consideração todos esses fatores, preparamos para você este artigo ensinando como e onde instalar um ar condicionado.

Veja os tubos certos para instalação

Os tubos usados na instalação do ar condicionado não pode ser qualquer um. Eles precisam ser no material de cobre ou alumínio, como também, devem conter bitolas e espessuras com capacidade de aguentar a carga térmica do equipamento.

Da mesma forma, é fundamental usar tubos de PVC para o sistema de escoamento da água, os quais precisam ser ligados à rede da casa.

Confira a fiação elétrica ideal para cada tipo

Para fazer a instalação do ar condicionado Fujitsu, é necessário preparar uma infraestrutura exclusiva. Desse modo, você precisa ver se sua residência possui uma tubulação com fios elétricos apropriados para o ar condicionado.

Isto é, a casa deve conter cabos adequados para a voltagem específica do equipamento. Além disso, é importante que seja instalado um disjuntor para cada ar condicionado.

Selecione o ambiente correto para instalação

De modo geral, o ambiente perfeito para instalar o aparelho de ar condicionado é aquele onde a tubulação não vai danificar as demais instalações elétricas da casa ou as tubulações de água.

Além disso, não é recomendado pôr a parte da saída de ar em paredes que geralmente levam muito sol. Você também precisa ter cuidado para que a saída de ar não atinja diretamente aparelhos eletrônicos, para que não fiquem prejudicados com a água evaporada.

Confira a capacidade elétrica de sua residência

Essa é uma dica muito importante que vai evitar que você tenha prejuízos com a instalação do ar condicionado. Confira antes a voltagem correta da sua casa para poder comprar e fazer a instalação do equipamento.

Geralmente esses aparelhos são vendidos à 220 v. Dessa forma, se a rede elétrica de sua residência for monofásica, você vai precisar fazer uma alteração na rede.

Você pode optar por fazer essa alteração com a companhia elétrica de sua região. Porém, se sua residência for ajustada para o sistema bifásico, o recomendado é contratar um eletricista. Esse profissional é capacitado para montar os pontos onde o equipamento vai ser ligado.

Calcule a capacidade térmica do ar condicionado

A capacidade térmica do equipamento representa a medida apropriada para realizar a refrigeração eficaz do ambiente.

Essa medida é feita por BTU que quer dizer Unidade Térmica Britânica, e leva em consideração para que seja feito o cálculo, a regularidade de ocorrência solar e o espaço do ambiente.

Para que você entenda, digamos que em um espaço de nove metros quadrado receba luz solar em suas paredes no primeiro turno, o valor BTU vai ser 7500. Então, a regra é simples, quanto mais tempo um determinado cômodo receber luz do sol em suas paredes, maior vai ser a quantidade de BTU.

Por isso, é muito importante consultar um profissional da área antes de comprar um aparelho de ar condicionado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *