4 dicas para manter um relacionamento duradouro com seus clientes!

Nossa preocupação diária nos negócios é como fazer a marca tem a maior e mais produtiva visibilidade possível, alcançar os clientes, conquista-los e vender.

São muitas estratégias voltadas para estes objetivos, que fazem parte da essência de toda empresa. Mas como fazemos para fidelizar os clientes?

Não é uma tarefa simples, exige muitas ações e uma compreensão grande do perfil dele, das expectativas que ele colocou no atendimento da sua empresa e o quanto ela entregou para que se torne uma opção de longo prazo para ele.

Vamos falar de 4 dicas para manter um relacionamento duradouro com seus clientes. Acredito que elas podem ajudar a fidelizar e ao mesmo tempo conquistar novos.

1 – Crie um conceito de vendas baseado em relacionamento.

Pode parecer arriscado nos tempos atuais, com tantos concorrentes qualificados e atuando nos mesmos canais de comunicação com os clientes, que a abordagem de venda saia do foco no resultado e se concentre em um processo maior de conquista.

Evidentemente, muitos clientes comprarão rapidamente, e muitos produtos têm ciclos de negociação e venda muito rápidos – roupas em uma loja, por exemplo, onde a decisão é imediata e o relacionamento pode ser feito a partir deste ponto.

Apostar em uma primeira venda mais técnica e que permita criar uma empatia com o cliente, depois um engajamento e por fim a confiança e o desejo de comprar pode ser o melhor caminho para vender agora  e manter o cliente interessado em novas compras.

A técnica de Funis de Venda, no Marketing Digital, são o melhor recurso para esta jornada em que o cliente é conquistado aos poucos através dos canais digitais – é uma venda mais sutil pois dois terços dela é investido em atração e engajamento.

2 – Cada cliente é único.

Hoje em dia os clientes não querem apenas pagar um preço justo e comprar uma mercadoria de qualidade. Eles querem ser atendidos de forma única.

Cada pessoa tem necessidades únicas e deseja ver vista desta forma. É importante que seu atendimento esteja preparado e comprometido em conhecer o cliente em todos os detalhes possíveis para entregar o produto que ele precisa e, acima de tudo, que ele perceba que estará satisfeito.

Podemos receber 10 pessoas em uma loja de carros e cada uma terá uma história e um sonho em mente – uma venda é um processo emocional, e o que ele revela pode ser decisivo para oferecer o que vai faze-lo se sentir realmente importante naquele momento.

Esse sentimento é a base para que o cliente não só retorne, como recomende a sua empresa – e as melhores próximas vendas são os clientes que chegam através de uma recomendação.

3 – Faça o cliente ser único na solução (ágil) de problemas.

Problemas podem acontecer, e na maioria das vezes não é a existência dele que afasta um cliente da empresa, mas a forma como ele é (ou não é) resolvido.

Muitas estatísticas mostram que grande parte dos clientes são perdidos no mau atendimento de pós-venda – entrega, defeitos, erros.

É fundamental que o cliente se sinta tão único no problema quanto foi na venda. Qualquer sensação de desinteresse fará com que ele se sinta enganado e será um futuro cliente perdido.

O uso de canais digitais de comunicação – site, blog, redes sociais e e-mail – é um forte aliado para facilitar e agilizar o atendimento e ganhar confiança e credibilidade.

Veja neste link como criar sua conta de e-mail e começar a utilizar.

4 – Conheça profundamente os seus clientes.

Em negócios digitais, podemos mapear detalhadamente o perfil do cliente que pretendemos alcançar com as estratégias de marketing digital.

Este mapeamento é fundamental para prepararmos a melhor abordagem nos contatos e nas negociações. Podemos identificar características – classe social, histórico de navegação no site, renda, idade – que ajudam a personalizar o atendimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *