4 Dicas para escolher o uniforme ideal para sua equipe de Saúde

Decidir por um uniforme para uma equipe de trabalho – recepcionistas, atendentes, secretárias – não é uma tarefa fácil.

Existem vários aspectos que precisam ser considerados, pois um uniforme, hoje em dia, é muito mais do que a padronização de um grupo de colaboradores para serem melhor identificados.

É um exercício de estratégia também, pois os uniformes também serão veículos da sua marca dentro e fora da empresa. Portanto, todo o visual ligado ao uniforme deve remeter à identidade visual da empresa, às cores, o estilo e os valores dela.

Se a empresa tem um logotipo e uma identidade visual altamente agressivos (no bom sentido), ser tradicional no estilo dos uniformes pode soar estranho para quem tem a expectativa de valores associados à marca.

Por este motivo, pensamos em 4 dicas para escolher o uniforme ideal para sua equipe de Saúde. Acreditamos que elas podem ajudar nesta decisão tão importante.

1 – Considere a imagem da empresa na escolha do uniforme

Qual a imagem que a sua empresa tem ou pretende ter (caso esteja sendo criada agora) no mercado?

Normalmente uma empresa na área de Saúde tem segurança, confiança e dedicação como valores, mas alguns fatores novos podem diferencia-la e serem traduzidas nos uniformes.

Ser uma empresa focada em novas tecnologias do setor pode remeter a ideias visuais de uniformes diferentes de uma empresa que não explora este objetivo – mais arrojada, menos formal – para demonstrar que a empresa é mais moderna. Um uniforme muito clássico pode prejudicar esta leitura da imagem.

Portanto, invista bastante em entender a imagem para depois obter modelos e ideias que transmitam corretamente a imagem.

2 – Personalize para dar conforto a todos os colaboradores

Em uma empresa de saúde (clínica, hospital) você tem as equipes administrativas e as equipes médicas. Sem dúvida é óbvio que os uniformes serão completamente diferentes entre elas.

Mas a questão principal vai além desta diferença: entender o que cada atividade precisa especificamente. Diversos pontos precisam ser considerados para decidir o melhor uniforme para cada área.

O uniforme da recepção vai considerar mais a estética e o impacto visual nos clientes que o uniforme da equipe de enfermeiras, pela natureza trabalho das duas áreas. A equipe de médicos(as) também será diferente das duas. Por outro lado, as duas últimas demandam mais conforto que as recepcionistas, por conta dos movimentos durante os atendimentos, procedimentos e cirurgias.

O fundamental é interpretar o que é prioritário em cada área e construir uniformes que atendem estas necessidades, para que todos estejam sempre motivados.

3 – Quais equipes vão trabalhar na empresa?

Este é um dado importante em uma empresa da área da Saúde. Ela pode ser apenas de atendimento comercia (por exemplo uma seguradora de saúde), uma clínica, um hospital com emergência ou não.

Estas respostas definem o perfil de atuação e que áreas precisarão de uniformes.

4 – Invista na modernidade para os seus uniformes

O setor de uniformes para médicas(os) e enfermeiras(os) evoluiu muito nos últimos anos e oferece uma variedade grande de uniformes que saem do básico.

Uniformes com modelagens mais atuais, cores diversas, tecidos para combinar com a temperatura e a dinâmica dos ambientes. Tudo isso ajudar a criar peças mais modernas, que agradem e motivem os colaboradores.

Outro ponto positivo são as inovações: hoje em dia existem jalecos médicos em cores diferentes do tradicional branco, alguns até estampados para uso em setores de pediatra, e pijamas cirúrgicos em cores e motivos infantis para romper a resistência das crianças com os procedimentos e tratamentos.

E também investe-se muito na qualidade dos tecidos e na modelagem deles. Com todas essas novidades, é possível escolher uniformes mais interessantes e que ajudem a criar um clima mais ameno nos ambientes hospitalares.

 

Agora que você já conhece mais sobre os uniformes da área da saúde, adquira um jaleco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *