4 coisas que não podem faltar no seu estúdio de fotografia!

Mesmo com os altos preços de alguns equipamentos, a Fotografia ainda é uma arte com as muitas possibilidades de ganho financeiro, empreender e abrir um negócio próprio. O púbico alvo é mais pulverizado e existem diversas possibilidades de renda.

Porém, montar um estúdio fotográfico é um a tarefa complexa, que precisa de muito planejamento, para que tudo necessário esteja ali quando a operação começar –  e não correr o risco de cancelar ensaios ou prejudicar a qualidade.

Por isso, resolvi eleger 4 coisas que não podem faltar no seu estúdio de fotografia.

Espero que estas dicas ajudem você e ser uma fotógrafa de sucesso!

Antes de começar: você definiu o nicho de Fotografia do seu estúdio?

Hoje em dia existem diversos nichos para trabalhar com Fotografia, com muitas finalidades específicas.

A lista é grande: para gestantes, campanhas de publicidade, recém-nascidos, ensaios sensuais, moda, projetos de arte e outros (e não são poucos).

Escolher um nicho é importante para planejar e desenvolver o estúdio com o que é necessário – um estúdio de ensaios de moda ou de publicidade demanda mais espaço físico que um de fotos de recém-nascidos, por exemplo.

Você pode incluir outros nichos futuramente, porém precisamos estar atentos para as mudanças que vamos precisar fazer, até reformas, e isto pode impactar o atendimento de alguma forma.

Muitas pessoas vão agregando serviços, apostando que têm um espaço que pode ser organizado, o que não funciona na prática, exceto se o estúdio for uma casa com vários andares e cômodos:

O excesso pode prejudicar a qualidade do trabalho pelo excesso e demanda e muitas preocupações com cada nicho, dificuldades de posicionar o negócio diante do público-alvo (fotógrafo de crianças com ensaios de nu?) e perder o foco de um nicho principal e investir nele.

1 – Não pode faltar um Fundo Infinito em seu estúdio de Fotografia!

O Fundo Infinito é ume técnica com o objetivo de tornar o fundo da foto quase imperceptível. Diminui o efeito de profundidade, de cantos e de espaços que possam roubar a atenção que deve estar no objeto da foto.

Ele pode ser feito de diversos materiais – borracha, tecidos, madeira, papel e até pintura na parede – e o mais utilizado é o de papel.

Em espaços pequenos, onde não é possível ou é muito caro a instalação de um Fundo Infinito, é possível ter um com um suporte que permite a mobilidade.

2 – Não pode faltar um Computador em seu estúdio de Fotografia!

Pode parecer algo muito simples e óbvio, mas aqui estamos falando de um equipamento que seja capaz de processar as fotos rapidamente – afinal, quase todos os trabalhos têm prazos curtos.

Além disto, ele deve ter qualidade de tela para ser o apresentador das suas fotos aos clientes, além de ter os programas para editar as fotos – e capacidade de processamento, pois são softwares pesados.

3 – Não pode faltar Iluminação de qualidade em seu estúdio de Fotografia!

Aqui é um conceito mais amplo: ter uma série de equipamentos que permitam usar todas as possibilidades de luz para as fotos. Em um estúdio, é importante ter total controle sobre a luz.

Estes equipamentos são fundamentais para que o trabalho de iluminação em um estúdio possa render os melhores resultados:

  • Fotômetro
  • Gerador de potência
  • Flashes
  • Tripés
  • Refletores
  • Rebatedores
  • Sombrinhas
  • Softbox

4 – Não pode faltar Energia em seu estúdio de Fotografia!

Pareceu mais óbvio que o computador? Mas imagine estar numa tarde muito aguardada para aquele ensaio de moda que vai gerar uma bela renda e, de repente, seu estúdio ficar em energia?

Pode ser um problema da rede local ou até mesmo do seu imóvel – e nunca sabemos quando será reparado. Mas ali estão o seu trabalho e como fazer?

Adquirir ou alugar um grupo gerador diesel é uma ótima opção para seu estúdio não parar. E você ainda pode economizar usando ele como fonte principal naqueles horários onde tem o pico do valor da tarifa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *